sexta-feira, 4 de abril de 2008

CITOLOGIA PARTE I


1. As partes fundamentais de uma célula
Em 1833, o pesquisador inglês Robert Brown descobriu que a maioria das células apresentava uma estrutura interna esférica ou ovóide, que ele chamou de núcleo. Os cientistas concluíram que tanto as células de plantas quanto as de animais eram revestidas de uma finíssima película, denominada membrana plasmática. No caso das células vegetais há ainda mais um envoltório que recebe o nome de parede celular. No inicio do século passado, portanto, já haviam sido descobertas as três partes fundamentais das células que constituem os seres vivos: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

2. O conceito de metabolismo
No interior das células ocorrem, a todo instante, milhares de reações químicas fundamentais a vida. Substancias que a célula ingere como alimento, por exemplo, têm suas moléculas quebradas em reações químicas que liberam energia (reações exotérmicas). Essa energia é utilizada em outras reações que precisam dela para ocorrer (reações endotérmicas), como a fabricação de uma proteína pela célula, por exemplo.

3. Principais componentes inorgânicos das células
Água – cerca de 70% do peso de uma pessoa se deve a essa substancia. A água pode agir na célula, ora como solvente, ora como reagente.
Sais minerais – substancias inorgânicas constituídas por elementos químicos unidos por ligações iônicas. Exemplos: fosfatos, carbonatos, etc.

Nenhum comentário: